Como Orientar e Posicionar a Barraca no Local de Acampamento

Saber montar uma barraca corretamente não basta para assegurar uma boa noite de sono ou um belo descanso ao entardecer durante suas aventuras. Certos fatores devem ser observados na hora de escolher o melhor local para armar a barraca, e esses fatores você fica conhecendo a seguir.

Na hora de montar a barraca deve-se observar os seguintes itens:

  • Escolher uma área num ponto elevado, bem drenado e afastado de charcos e pântanos (muitos mosquitos), mas relativamente próximo de um rio, riacho ou qualquer ponto que te forneça água. 
  • Ao armar a barraca tenha o cuidado de não montá-la sob grandes árvores e árvores com galhos secos porque galhos podem cair a qualquer momento.
  • Evite locais que sejam inclinados, pois a menor inclinação pode fazer você acordar todo "espremido" no canto mais baixo da barraca. (principalmente se utilizar saco de dormir direto no chão da barraca!)
  • Nunca monte a barraca com a porta virada para algum morro, pois se chover você terá um "rio" passado através de seu abrigo.
  • Procure observar a direção do vento e evite que aberturas da barraca, como porta e janela fiquem viradas na direção oposta à do vento. Se um vento forte atingir a barraca com a porta aberta certamente ela irá embora com ele, principalmente se os espeques não forem corretamente fixados ao chão.

Se o clima estiver tendendo para chuva o ideal é fazer uma vala ao redor da barraca fazendo com que a água não passe por baixo do "dormitório". Lembre-se que a vala tem que começar e terminar em locais distintos de forma que a água captada escoe longe de sua barraca, conforme ilustração a seguir:



Muita gente não dá a devida importância na hora de escolher o local de armar a barraca, as vezes as pessoas acham que é besteira porém quando a chuva chegar trazendo ventos fortes e raios tenha certeza que quem seguiu essas dicas estará bem tranquilo enquanto que as outras pessoas estarão pensando seriamente em encurtar a aventura!

Boas Aventuras e até semana que vem!


5 comentários: