Fogueira

Um dos conhecimentos mais básicos e obrigatórios que um aventureiro(a) precisa ter é o de conseguir acender e manter acesa uma fogueira. A fogueira, além de fornecer calor e luminosidade para os integrantes do acampamento também atua como repelente natural de animais e insetos que sempre são encontrados em matas e florestas.



Na maioria dos campings, existem lugares reservados para fazer fogo. Em outros locais é necessário pedir autorização do proprietário. 

Embora iniciar uma fogueira pareça ser uma tarefa bem simples, ela exige certos cuidados na hora de prepará-la.

O primeiro passo é procurar um bom local para alocar sua fogueira. Este lugar deve ser bem aberto, livre de mato e galhos secos, longe das barracas e das árvores. Em seguida deve-se procurar lenha (madeira seca) para servir de combustível para o fogo. A melhor lenha são os galhos mortos do chão. Mesmo se estiver úmida, queimará melhor que lenha verde. Coletar madeira seca exige um certo cuidado pois animais peçonhentos (aranha, cobra e etc.) costumam fazer ninhos em troncos e galhos de árvores secas ou em locais com muito mato seco acumulado, por isso, sempre utilize um bastão para mexer nos galhos e folhas que for pegar para certificar que não existe nenhuma ameaça para sua saúde antes de colocar a mão. A madeira dura queima bem, dá muito calor e bonitas brasas que ficam vermelhas por muito tempo.  A lenha mais mole queima muito rápido e produz chamas mais altas. Após coletar lenha suficiente para manter o fogo aceso por todo o período desejado podemos então começar a montar a fogueira.


  1. Limpe todo o espaço reservado para o fogo, retirando tudo que possa servir de combustível para o fogo espalhar e sair do seu controle;
  2. Forme um círculo com pedras grandes em torno do local onde a fogueira será acesa. Isso evita que as brasas e o fogo se espalhem caso alguma coisa caia com força em cima da fogueira;
  3. Disponha a lenha de forma que o ar consiga passar por entre elas, pois sem oxigênio o fogo "morre". Se interessar em conhecer os tipos de fogueira você pode encontrar muitas informações na internet!
  4. Prepare uma isca* com materiais que queimem rápido e fácil como capim e folharada seca, pinhas quebradas, pequeninos galhos secos e ninho de passarinho (que esteja ABANDONADO!!!).

Pronto, agora é só colocar fogo na isca e deixar que o fogo passe para a lenha. Então, deve-se ir colocando mais lenha conforme elas forem acabando.

Atenção: jamais acenda fogo se há ventos fortes ou se a vegetação está muito seca.

Dica: Muita fumaça? A fumaça é resultante de uma combustão incompleta. O fogo precisa de bastante oxigênio para queimar bem, por esta razão não convém amontoar muita lenha de uma só vez. A fumaça tem uma vantagem, afasta moscas, mosquitos e outros insetos.

Lembre-se, faça de tudo e tome todos os cuidados para evitar que sua fogueira se transforme em um gigantesco incêndio florestal!

* Isca é o nome que se dá ao material que será utilizado para iniciar uma fogueira. É o "pavil" de uma fogueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário