A princípio iniciar uma fogueira parece ser uma tarefa razoavelmente fácil, porém dependendo das condições atmosféricas e dos meios disponíveis para a tarefa isso pode se tornar um pouco complicado. Por este motivo resolvi escrever um texto mostrando alguns meios modernos de se iniciar uma fogueira no meio do mato.
1. Palito de Fósforo: É um artificio bastante conhecido pelo mundo e é capaz de produzir uma pequena chama com muita facilidade. Porém a chama fica pouco tempo acesa e para aproveitá-la você deve preparar uma boa quantidade de iscas para conseguir transformar a pequena chama em uma fogueira.
2. Isqueiro: Um produto bastante conhecido por todas as pessoas, sua vantagem é que produz uma chama mais duradoura que a do palito de fósforo, porém também é necessário preparar uma boa isca para atear o fogo. O problema de não ter uma boa isca é que o isqueiro esquenta com muita facilidade e torna "difícil" o seu manuseio. Sem contar que dependendo da posição do isqueiro a chama queima a mão do usuário.
3. Vela: Muitos não imaginam, mas uma vela é mais útil para acender uma fogueira do que para iluminar o acampamento. Após acesa, a chama de uma vela continua queimando por um longo período de tempo, permitindo desta maneira que o fogo passe para a isca com bastante calma e paciência. Acredite, uma vela é excelente para iniciar uma fogueira, porém ela só funciona em conjunto com um palito de fósforo ou isqueiro.
4. Pederneira: Objeto capaz de produzir faíscas quando atritado por peças de metal. É o mesmo material que produz faíscas no isqueiro que conhecemos. Gera faíscas a 3.000 ºC, tornando fácil fazer fogo em qualquer clima. Porém mais uma vez é extremamente necessário preparar um excelente isca, pois sem isso a pederneira se torna apenas um brinquedinho de fazer faíscas. A pederneira exige um bom tempo de treino em casa.
5. Lente de Aumento: Esse método é bem conhecido, pois geralmente aprendemos isso na escola quando somos bem novinhos. Ao colocar a lente entre o sol e a isca ela foca o raio solar em um ponto bem pequeno na isca, isso faz com que este ponto esquente e entre em combustão, iniciando assim o fogo. A desvantagem deste método é que ele funciona somente durante o dia e de noite ele te deixa na mão. No lugar da lente também pode ser utilizada uma garrafa PET transparente cheia de água, o efeito é praticamente o mesmo.
6. Acendedores de Churrasqueira: Excelentes produtos e um dos únicos métodos que não exigem uma isca perfeita. Geralmente são feitos a base de álcool, porém podem ser encontrados de várias outras matérias primas. Estes acendedores ficam acesos por mais ou menos 8 ou 10 minutos. Assim como a vela, a maioria deles também necessita de um palito de fósforo ou isqueiro para funcionar, porém a vantagem é que dispensam uma boa isca.
Como podemos perceber, o fator principal para se iniciar uma fogueira é a isca, é ela que vai definir o sucesso ou fracasso do seu fogo. Por isso, não fique com preguiça de montar uma excelente isca. O tempo gasto para montá-la será compensado na hora de iniciar o fogo.
Veja no vídeo a seguir como funciona o acendedor de churrasqueira a base de álcool em conjunto com a pederneira. Após, veja como utilizar a pederneira junto com uma isca feita com fibras de côco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário