Estojo de Primeiros Socorros

Um acidente pode acontecer a qualquer momento durante uma aventura e devemos estar sempre preparados para prestar os primeiros socorros, por isso todo aventureiro deve ter seu próprio estojo de primeiros socorros guardado dentro da mochila, pochete ou qualquer lugar que seja de fácil acesso durante suas expedições.

É interessante, sempre que for sair para uma atividade verificar se o estojo está completo e se os produtos estão dentro do prazo de validade. Para facilitar a conferência pode ser feita uma lista relacionando tudo que há dentro do kit de Primeiros Socorros com suas respectivas datas de validade. Exemplo:


É importante lembrar que o estojo de primeiros socorros não deve conter remédios, pois muitas pessoas são alérgicas a certos medicamentos. Mesmo medicamentos simples como antitérmicos e analgésicos podem ocasionar sérios problemas em pessoas alérgicas. O ideal é que o aventureiro carregue seus remédios de costume em outro local. Isso é importante pois em determinadas situações quem vai utilizar o kit nem sempre é o dono dele e se existirem remédios dentro do estojo com certeza existirão pessoas que irão dar remédios para o acidentado pensando em ajudar.

Mas enfim, o que deve conter dentro de um estojo de primeiros socorros?

O que colocar no estojo varia muito de pessoa para pessoa, por isso vou listar aqui apenas os itens básicos que nunca devem faltar.

  • Luvas de Procedimento - leve pelo menos 4 pares!
  • Compressas de Gaze
  • Atadura de Crepe
  • Bandagem Triangular
  • Curativos - Band-Aid*
  • Esparadrapo
  • Soro Fisiológico
  • Antisséptico - Merthiolate*
  • Tesoura
  • Pinça - para retirar espinhos
Band-Aid e Merthiolate são marcas registradas e utilizadas neste texto apenas como exemplos!

Para montar um kit pode ser utilizado qualquer estojo de sua preferência, desde um estojo de lona até uma caixa de plástico, como ilustrado a seguir.


Empresas que produzem produtos de aventura (mochila, pochete e etc.) costumam possuir estojos específicos para esta finalidade. Como é o caso da Curtlo e da Deuter.

Quando for se aventurar em grupo não é necessário que cada pessoa leve o seu próprio estojo de primeiros socorros, porém sempre deve existir um kit sendo levado pelo grupo.


ATENÇÃO: Para socorrer uma pessoa acidentada é extremamente necessário saber o que fazer, não adianta possuir um kit de primeiros socorros e não saber utilizá-lo corretamente. Por isso, todas as pessoas que gostam de se aventurar em trilhas e praticar esportes em meio a natureza devem antes de tudo fazer um Curso de Primeiros Socorros para saber como agir em caso de acidentes, pois na maioria das vezes o socorro médico pode estar bem longe. Geralmente o Corpo de Bombeiros Militar e a Cruz Vermelha promovem cursos de Primeiros Socorros.


A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibilizou um Manual de Primeiros Socorros bem completo em seu site e para acessá-lo basta clicar aqui.


Lembre-se: Se for necessário, leve a pessoa acidentada ao hospital  logo após a realização dos primeiros socorros e não se esqueça de recolher todas as embalagens que foram utilizadas durante o socorro. Afinal, lugar de lixo é na lixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário