Lanterna e sua Importância

Muitos acreditam que devem carregar uma lanterna na mochila apenas quando a aventura for realizada no período noturno, porém este é um equivoco muito grande e eu acabei aprendendo isso da pior maneira possível. 

O que aconteceu?

Há alguns anos atrás eu e meu amigo João Luiz fomos escalar uma rocha de minério de ferro chamada Pedra Grande que fica localizada no município de Igarapé - MG. Saímos para a escalada com o dia lindo e céu limpo. Após algumas horas escalando e a 45 metros de altura, o clima mudou repentinamente e fomos atingidos por uma enorme nuvem típica de tempestades. Eu e João estávamos separados por uns 10 metros, ele estava mais alto que eu. Decidimos então voltar para o chão e seguir em direção ao carro, porém por infelicidade do destino a corda ficou presa na rocha assim que o João realizou o rapel para chegar onde eu estava. Nessa parte ainda era necessário realizar um rapel de 30 metros. Passados 10 minutos conseguimos liberar a corda e enfim realizar o rapel até o chão. Durante este período a chuva já nos castigava.

Tudo bem, mas vocês devem estar perguntando onde entra a lanterna nesta história. Então ai vai: Chegando ao pé da Pedra Grande nós ainda tínhamos que percorrer uma boa distância em trilhas até o carro e infelizmente o trajeto passava por dentro de uma mata bem fechada. Como estava quase anoitecendo, nós sentimos uma certa dificuldade para seguir o caminho correto que nos levaria à segurança do carro, isso tudo porque não tínhamos uma lanterna dentro da mochila, e acredite fez falta.

A partir deste acontecimento percebi como é importante carregar uma lanterna consigo não importando o tipo de aventura, seja ela de manhã, de tarde ou de noite.

Quais são os tipos de lanternas?
  1. Lanterna de Mão: É a mais tradicional das lanternas. Em atividades ao ar livre, procure mantê-las por perto com uma fita (dessas de máquina digital). Sua maior vantagem é a liberdade de iluminação, além do alcance de foco.
  2. Headlamp ou Lanterna de Cabeça: Por deixar as mãos livres, é a mais indicada em aventuras ao ar livre, facilitando na hora de realizar atividades como montar um abrigo, cozinhar, escalar, caminhar e etc...


As lanternas podem ser "resistentes à água" ou "à prova d'água". Praticamente todas são resistentes, pois se destinam ao uso ao ar livre e suportam uma chuva leve. Já as lanternas "à prova d'água" são resistentes a chuvas fortes e podem ser utilizadas dentro de rios e lagoas.

Hoje podemos encontrar no mercado lanternas com vários tipos de lâmpadas, como as standard, halogêneas, xenon, krypton e led. Saiba o uso que dará ao seu equipamento e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.

Dica: Sempre tenha pilhas reservas com você e sempre verifique a carga da pilha que será utilizada, afinal de contas não adianta nada levar uma lanterna que esteja com uma pilha quase sem carga.

Vale lembrar que a lanterna pode ser também uma grande aliada no caso de ser necessário realizar uma sinalização de emergência durante a noite, transmitindo um S.O.S em código morse (... --- ...), assim como mostra o vídeo abaixo:


Então é isso, sempre leve uma lanterna dentro da mochila em suas aventuras!

7 comentários:

  1. Grande texto Caio, parabens e continue sempre com esse espirito aventureiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado João!!!! Lembra deste dia né! Acho que nunca vou esquecer.... hehehe

      Excluir
  2. Isso mesmo. Até uando faço caminhada nos trilhos na região serrana de onde moro levo minha lanterna, e sempre faço durante o dia. Mas como o caio enfatizou, nunca sabemos quando se fará necessário o uso de lanternas.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem, Caio?
    Vivo em trilhas a pé e de bike, você tem algum modelo para recomendar que seja leve, com boa iluminação e a prova dágua?
    Abraços e parabéns pelo texto e pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens, desculpe pela demora em te responder.

      Como você deve saber existem diversos modelos de lanternas espalhados pelo mercado, eu não tenho uma marca especifica para te recomendar mas sugiro que você compre uma lanterna que use LED CREE como fonte de luz. Esse modelo de led é extremamente forte e gasta pouca energia. Lanternas a prova d'água são difíceis de encontrar, se a intenção é ter uma lanterna resistente a chuva eu recomendo que você passe fita "Veda Rosca" em todas as roscas da lanterna escolhida, assim você deixa a lanterna resistente à chuvas.

      Não respondi exatamente a sua pergunta mas acredito que com essas dicas você consiga direcionar melhor sua busca.

      Espero ter ajudado.

      Obrigado!

      Excluir
  4. Eu sempre ando com minha lanterna no bolso,nao importa se tem aquele sol,pois é melhor ter do que precisar e nao ter,afinal quem tem duas tem uma,e quem uma nao tem nenhuma,eu uso uma Surefire no bolso sempre,e de cabeça uso a fenix hl23 que usa somente uma pilha aa,e com potencia de 150 lumens,muito top.

    ResponderExcluir